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Saiba como notificações de cobrança para clientes evitam a inadimplência

Entenda como a tecnologia pode ajudar a diminuir as dívidas em aberto dos seus clientes
Por Fintera
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11/11/2022
Barquinho Fintera evitando risco

A inadimplência é uma realidade no caixa de muitas empresas. Os motivos podem ser vários, como atraso por falta de planejamento, esquecimento e falta de renda para quitar o pagamento por parte de seu cliente. Os danos que a falta de recebimentos pode causar a uma empresa são enormes, levando até à falência. 

Porém, cada vez mais a transformação digital está solucionando as dores dos gestores financeiros e os softwares, já disponíveis no mercado, resolvem e evitam muitos problemas, entre eles a temida inadimplência, com uma série de ações prévias. 

Evite negativar o nome do cliente buscando entender, primeiro, o motivo do atraso e oferecendo um prazo para a quitação da dívida. Utilize ferramentas tecnológicas para solucionar os problemas da sua empresa com eficiência e pouca interferência humana. Entenda como a régua de cobrança e notificações para clientes podem lhe ajudar neste desafio

Como régua de cobrança ajuda a diminuir a inadimplência

A régua de cobrança é um planejamento feito pelo gestor financeiro para que as cobranças sejam feitas de maneira periódica a fim de evitar a inadimplência e manter as contas a pagar e a receber em equilíbrio. A melhor forma de montá-la, atualmente, é através de automação, pois otimiza e diminui o trabalho da equipe, evita erros e mantém o financeiro em dia.

Montar uma régua de cobrança é simples, mas é preciso ter estratégia. Se ela for montada em um sistema de automação, é possível conectá-la a outras ferramentas, como relatórios, extratos, contratos, fornecendo dados essenciais para a gestão financeira do negócio. 

Automatize as notificações de cobrança

Para montar uma régua de cobrança efetiva é preciso, primeiramente, estipular uma data de cobrança. Dê preferência para o cliente definir a melhor data de vencimento para ele. Após este acordo, programe os alertas que devem ser disparados conforme a conveniência do gestor financeiro. Por exemplo, cinco dias antes do vencimento da conta, um dia antes do vencimento e cinco dias após o vencimento - caso o cliente não tenha feito o pagamento. 

Mantenha o cadastro dos clientes atualizado para que tenha uma base de contatos confiável. Isso aumenta as chances do e-mail chegar na pessoa responsável pelos pagamentos. Personalize as abordagens, como chamar o cliente pelo nome, e mantenha o tom educado em todas as fases - da emissão à quitação da cobrança.

Se possível, ofereça diversos meios para pagamentos, como depósito, boleto, Pix, cartão de crédito e transferência bancária. Ao seguir essas dicas simples, você diminui muito a possibilidade de ter um cliente com atraso nos pagamentos. 

Formas de lembrar o cliente de efetuar o pagamento

O e-mail é a melhor meio para se comunicar com os clientes quando o assunto é cobrança de dívidas. Ao enviá-lo de maneira personalizada, evita que a cobrança chegue como spam e aumenta as chances do cliente abrir o e-mail e lembrar da dívida. 

Após diversas tentativas de receber o pagamento, cobrado via e-mail, o departamento de cobranças da sua empresa também pode entrar em contato por telefone para entender os motivos que levaram o cliente à inadimplência e propor soluções. Porém, tenha certeza que uma régua de cobranças bem estruturada diminuirá, e muito, a necessidade dessas ligações.  

Automação de gestão financeira é uma aliada do empreendedor

Como diz o ditado popular: "prevenir é melhor do que remediar”. Portanto, o ideal para o seu negócio evitar a inadimplência dos clientes é apostar uma ferramenta de gestão financeira que envie a cobrança e lembre a eles, com periodicidade, avisando que o vencimento está próximo. 

Pelo sistema Fintera, você além de lembrá-los, consegue identificar, através de relatórios, o perfil de cada cliente e descobrir se ele é um bom pagador. Isso permite que você pense em formas de fidelizá-los e como construir um bom relacionamento com eles. 

O sistema também ajuda a descobrir quem são os clientes inadimplentes e, além de cobrá-los após o vencimento, você pode acionar o seu departamento de cobrança para solucionar caso a caso, propondo acordos e/ou suspendendo o serviço.

Se a sua empresa tem muitos clientes, ter esse controle em dia, de forma manual, pode ser muito difícil  ou até mesmo impossível. Com um sistema de automação, os dados que você precisa ficam disponíveis depois de poucos cliques. Ficou interessado? Clique no banner abaixo e agende uma demonstração.

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