Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o monitoramento e armazenamento de cookies em seu dispositivo para ajudar a nossa equipe de marketing, melhorar a sua navegação e a nossa análise do site. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.
Cookie Icone

O que é Business Agility e por que sua empresa deveria aderir ao método

Estratégia é alternativa para flexibilizar e expandir formas de gerenciar sua empresa em tempos de transformação digital
Fintera
|
27/02/2024
Na imagem, aparece a mão de uma pessoa segurando como se fossem peças de quebra-cabeça com as palavras Business Agility.

Em um mundo em que a transformação digital não para de expandir suas possibilidades, a necessidade de se adaptar às constantes mudanças é essencial. Nos negócios, não poderia ser diferente. 

Uma tendência que vem chamando a atenção no mercado é o conceito de Business Agility, que significa, literalmente em sua tradução, “agilidade do negócio”. O conceito é aplicado nas organizações, com o intuito de que possam se adaptar mais rapidamente às mudanças constantes de mercado, tornando mais ágeis os processos internos e as tomadas de decisões. 

Além disso, a partir do momento em que se aplica o conceito de agilidade do negócio na prática, a empresa passa a direcionar seu olhar também para a antecipação de possíveis desafios e riscos, conseguindo antecipar, adaptar ou criar novas estratégias para lidar da melhor maneira em momentos de crise.

Conheça as vantagens do Business Agility para o seu negócio

O Business Agility inicialmente se desenvolveu no segmento de tecnologia e hoje passa a ser uma estratégia promissora em todas as áreas do negócio.

O conceito tem como base alguns pilares que influenciam diretamente na cultura de uma empresa. Para implementar esse modelo, é necessário fazer uma avaliação criteriosa das dores da organização e de que forma é possível melhorar os pontos em questão, alinhando a aplicação desse modelo à necessidade do negócio.

Esse modelo influencia diretamente na cultura organizacional, já que prevê, entre outras ações, a revisão de processos, mas também da gestão de crises.

Para colocar a estratégia em prática, além de uma análise minuciosa, é essencial alinhar-se a alguns preceitos básicos, que servem como pilares para sustentar esse modelo de negócios, como:

- alinhamento interno entre os times que fazem parte da organização;

- clareza da cultura organizacional e dos objetivos da empresa, a fim de que toda a equipe possa contribuir de forma direcionada;

- garantir a adaptabilidade às mudanças no mercado, sejam elas internas ou externas ao negócio;

- capacitação de colaboradores, a fim de melhorar o desempenho e a assertividade na tomada de decisões de forma autônoma, incentivando a confiança na equipe;

- foco no cliente e na sua satisfação, buscando implementar melhorias constantes na entrega do produto ou serviço prestado;

- revisão constante e contínua de processos, a fim de otimizar o tempo da equipe e tornar o ecossistema empresarial mais ágil e eficaz.

Quais são as vantagens do Business Agility para as empresas?

Os benefícios do Business Agility são muitos, especialmente porque, a partir da implementação desse modelo, a empresa passa a ter um olhar estratégico e, principalmente, ágil e flexível diante das mudanças internas ou externas ao negócio. Ou seja, trabalhar com um planejamento é importante e imprescindível, mas é mais importante adequar esse planejamento, se necessário, para que esteja alinhado à realidade do mercado e do negócio. 

Confira abaixo algumas vantagens do Business Agility para uma organização:

- Mais agilidade: com o olhar voltado à resolução de problemas, tanto a equipe quanto os clientes se beneficiam ao ter mais rapidez e eficiência para enfrentar os desafios e aproveitar eventuais oportunidades;

- Mais abertura para inovação: a otimização também se relaciona com a adesão às novas tecnologias, seja para melhorar processos internos ou desenvolver novos produtos ou serviços;

- Cultura de feedback: as empresas podem acessar mais facilmente feedbacks de clientes e compreender como melhorar sua experiência de forma contínua e adaptável;

- Maior engajamento da equipe: os colaboradores passam a ter mais protagonismo com esse modelo de negócio, já que são incentivados a ter mais autonomia em suas tarefas e tomadas de decisão cotidianas, o que garante mais satisfação e reconhecimento;

- Maior rentabilidade: o negócio passa a ter seus custos reduzidos, já que, além de aprimorar processos, as tarefas desnecessárias são dispensadas da rotina, o que resulta em mais tempo e menos desperdícios.

Como vimos, o Business Agility é uma estratégia promissora para os negócios em geral. É essencial avaliar as necessidades particulares de cada empresa e revisitar a cultura organizacional, identificando de que forma é possível melhorar os processos e a tomada de decisão.

A flexibilidade é um dos pontos a serem trabalhados fortemente em qualquer empresa que opte por esse modelo, uma vez que, a partir das constantes mudanças de mercado, é essencial ter a adaptabilidade para lidar com imprevistos, antecipar riscos e enfrentar os desafios de maneira rápida, ágil e eficaz, sem gerar prejuízos à organização ou ao cliente.

A Fintera é um sistema de gestão financeira empresarial, que busca otimizar e automatizar processos financeiros para melhorar a eficiência organizacional e da sua equipe. Agende uma demonstração gratuita clicando aqui.

Banner agende uma demonstração gratuitaBanner agende uma demonstração gratuita
Banner agende uma demonstração gratuita

Relacionados

Business Agility