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Principais erros para evitar na precificação

Saiba como calcular preços e agregar valor ao seu negócio
Por Fintera
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13/01/23
Pessoa parando dominós de caírem

Existe uma série de fatores interligados que fazem com que uma empresa dê certo, seja lucrativa e cumpra sua missão. Entre os mais importantes estão; a importância do planejamento, do capital de giro, da documentação em dia, de uma equipe treinada e engajada, investimentos em marketing e uma precificação do produto ou serviço justa e compatível com o mercado, entre outros.

A precificação é um dos fatores mais decisivos para os clientes em potencial tomarem a decisão de compra e por isso vamos dar algumas dicas sobre o tema. 

O preço pode ser subjetivo, mas deve ser pensado estrategicamente

Há muitos cálculos que devem ser feitos para chegar ao valor de um produto ou serviço. O primeiro deles é o preço de custo e só depois é agregado a margem de lucro e o valor da marca. 

A margem de lucro deve ser justa e compatível com o que está sendo oferecido, já o valor da marca é intangível e está atrelada ao retorno do investimento feito em relacionamento com o cliente, ou seja, como é a percepção que os usuários têm da empresa/produto.

Para poder cobrar mais e ser uma marca querida, invista sempre em conhecer seu público e oferecer benefícios personalizados. A experiência que o cliente tem em todas as etapas do processo de aquisição de um bem ou serviço é responsável por fazê-lo voltar a comprar e indicar para mais pessoas. 

Como calcular o preço de custo 

É preciso ter em mente que qualquer ação precisa ser embasada em conhecimento. Por isso, aprender com erros e acertos de outras empresas pode encurtar o caminho da sua empresa até o sucesso. Estude o seu nicho, a concorrência e as tendências. 

Sempre que possível, contrate um serviço de consultoria e leia sobre os assuntos inerentes ao seu negócio até se tornar um especialista. O cálculo do preço de custo de um produto ou serviço, por exemplo, é crucial e não pode haver erros nesta etapa. 

Aprenda como precificar neste artigo do SEBRAE: clique aqui.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma instituição privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável de empreendimentos e uma excelente fonte de informação. 

Os 4 principais erros na hora da precificar

  1. Não calcular o preço de custo correto

Um dos erros mais comuns e responsável por muitos prejuízos é não saber calcular o preço de custo do produto/serviço. Para ser assertivo, é necessário conhecer todas as despesas envolvidas no processo de venda, como os impostos e demais encargos fixos e variáveis da empresa; 

  1. Preços altos ou baixos demais

O cliente não é bobo e sempre pesquisa a concorrência. Então, se o preço está alto demais, para vender menos e lucrar mais, ou está baixo demais, na tentativa de ganhar na quantidade, ele irá desconfiar da qualidade do seu produto ou serviço. Por isso, calcule corretamente o preço de custo e adicione uma margem de lucro justa para que ambos saiam ganhando.

  1. Imitar o preço da concorrência

Outro erro bastante comum é imitar o preço da concorrência para tornar a sua empresa competitiva, mas isso pode fazer com que cobre menos do que poderia e saia no prejuízo. A empresa concorrente tem uma estratégia de precificação que considera os gastos que ela tem e que podem ser muito diferentes da sua empresa. Cuidado! 

  1. Esquecer de fidelizar o cliente 

Pensar no preço apenas para ganhar da concorrência é mais um grande erro. O foco deve ser satisfazer as necessidades dos clientes e fidelizá-los.  Pense em estratégias, como promoções e brindes, conforme o perfil de cada cliente.  

Como a Fintera ajuda nestes cálculos

A Fintera é um sistema de gestão que auxilia, de maneira automatizada, o financeiro e o faturamento de empresas prestadoras de serviços e possibilita que a cobrança dos serviços dos clientes seja feita por consumo: preço padrão, preço por volume e preço escalonado.

Esses são modelos de cobrança comuns no mercado, nos quais os clientes são cobrados com base em quanto do serviço eles utilizaram durante um ciclo de cobrança em vez de quantidades predefinidas, como nos modelos de preço padrão atuais.

Essa funcionalidade permite, ainda, a definição de uma taxa fixa a cada faixa de preço, oferecendo preços customizáveis e personalizados, logo preços mais justos e clientes mais satisfeitos. 

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Precificação, cobrança, preço, cobrança por consumo