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Gestão Financeira na Black Friday

Aprenda como preparar a sua empresa para lucrar nesta data
Por Fintera
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31/10/2022
Ilustração para a Black Friday

A Black Friday é um dos dias mais esperados pelos consumidores e empresas, no Brasil e no mundo todo e, hoje, é considerada o segundo maior dia de compras do ano, ficando atrás apenas do Natal. O evento surgiu nos Estados Unidos e por lá acontece tradicionalmente depois do feriado de Ação de Graças.

No Brasil, a data foi incluída no calendário comercial em 2010 e em, 2022, será realizada no dia 25 de novembro. A Black Friday teve como objetivo inicial oferecer descontos, que podem chegar até 90%, em produtos parados no estoque, assim abre espaço para os produtos que serão comercializados no fim do ano. 

Porém, a área de serviços também costuma aproveitar o período para fazer promoções e atrair mais clientes. Assim como algumas lojas de e-commerce promovem a “Cyber Monday” e outras empresas oferecem descontos durante uma semana ou até mesmo durante todo mês de novembro.

Oportunidades da Black Friday 

Há muitas teorias sobre o surgimento do nome Black Friday. E por conta disso, o que podemos afirmar com toda certeza é que ela impulsiona vendas de produtos e serviços há mais de uma década. 

Em 2020, por exemplo, segundo o estudo da consultoria Ebit|Nielsen, especializada em análises do mercado varejista, a Black Friday movimentou, em apenas dois dias, R$4,02 bilhões só na internet

E, agora, em uma pesquisa inédita, a mesma consultoria mostra as expectativas do mercado e as tendências para a Black Friday e Copa do Mundo. Conforme os dados levantados, pelo menos a metade dos entrevistados planejam adquirir produtos na Black Friday como preparação para o Mundial do Catar. 

As empresas devem ficar atentas a essa oportunidade, assim como em alguns fatores que incentivam a compra de produtos e serviços, mesmo os não planejados, entre eles: frete grátis, descontos acima de 50%, pagamento flexível e entrega rápida. 

Como se preparar para a Black Friday 

Os consumidores estão muito mais atentos e exigentes e, mais do que nunca, estarão em busca de verdadeiras oportunidades, já que as crises econômicas mundiais diminuíram o poder de compra da população. 

Veja 7 dicas de como se preparar para a data: 

  • Treine o seu atendimento para uma demanda maior; 
  • Dê descontos reais;
  • Aumente a equipe se for preciso;
  • Aumente o estoque;
  • Invista em propaganda;
  • Lojas virtuais devem oferecer uma boa experiência;
  • Canais de atendimento sempre atentos e prestativos.

Preocupe-se com a imagem e o bom atendimento da sua empresa, pois esses clientes, atraídos pelos descontos, podem se tornar fiéis a sua marca. A data deve ser proveitosa para a empresa e para o consumidor. Você não quer que sua empresa fique conhecida por promover uma “Black Fraude”, não é mesmo?

Previsão de receita na Black Friday

A previsão de receita, também conhecida como planejamento de vendas ou projeção de faturamento, é fundamental para se obter vantagens com a Black Friday. E, atualmente, ninguém faz isso melhor do que os sistemas de gestão empresarial. Projeções de um cenário fictício, com suas aplicações de descontos, necessidades de estoque, possíveis contratações de funcionários, são feitas com muito mais facilidade através de tecnologia. 

A Fintera, por exemplo, oferece “Relatórios dinâmicos”, “Projeção de preços”, “Cobrança por consumo”, “Classificação personalizada”, entre outras ferramentas que auxiliam os nossos clientes a fazer suas empresas girarem com mais agilidade e eficiência, pois os dados que adquirem permitem que eles se preparem para diversos cenários. Ou seja, os principais fatores de sucesso para uma Black Friday são antecipação, planejamento e uma plataforma que dê conta do recado. 

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