Boletos: vantagens e importância

Entenda porque esta é a forma de pagamento preferida dos brasileiros
Equipe Fintera
·
08/12/2021

O boleto é uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros, principalmente por aqueles que não utilizam sistemas de cartão de crédito ou consideram as taxas dos outros meios muito altas. O fato é que essa modalidade de cobrança ou pagamento é a prática mais comum no país e sua utilização é estendida para todos os tipos de negócios, independentemente do tamanho e ramo de atuação.

Segundo pesquisas, 75% dos brasileiros não possuem cartão de crédito e 34 milhões sequer têm conta em instituições bancárias. Por isso, oferecer a opção de pagamento via boleto bancário é fundamental para as empresas e prestadores de serviços.

Pode-se afirmar que esse título representa a forma mais simples e ágil de realizar pagamentos. As principais vantagens do boleto são: diminuir os custos, proporcionar segurança ao consumidor, facilitar possíveis cobranças e protestos em cartórios, auxiliar no controle da inadimplência, facilitar operações bancárias e poder ser pago em bancos, lotéricas, Internet Banking, entre outros estabelecimentos conveniados com prazo de vencimento definido.

O custo para emitir um boleto é consideravelmente mais baixo aos do cartão de crédito, que possui taxa de administração, aluguel de máquina e retenção do pagamento do valor da compra, por 30 dias em média, e de formas de pagamento como a Transferência Eletrônica (TED). Além disso, o pagador não precisa fornecer seus dados bancários, o que proporciona maior confiança para quem já teve problemas com roubo de informações e clonagem de cartão de crédito.

Receber pagamentos através dele facilita as operações bancárias, ajuda a otimizar a organização e o acompanhamento dos pagamentos. E ainda é possível fazer conciliação bancária dos pagamentos e controlar a inadimplência pelo seu sistema de emissão.

A praticidade estabelece uma relação de ganhos mútua, pois vale tanto para quem paga quanto para quem recebe. É preciso configurar a emissão de NFS-e apenas uma vez e o boleto é gerado automaticamente, em parcela única ou prestações, e o cliente recebe em seu correio eletrônico (e-mail).

Para usufruir de todas as vantagens do boleto, é importante fazer uso da tecnologia para otimizar os processos cotidianos das empresas. Na Fintera é possível gerá-lo para o seu cliente, enviar avisos por e-mail e gerenciar as cobranças recebidas, pendentes ou vencidas em apenas alguns cliques no computador, tablet ou celular.