Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o monitoramento e armazenamento de cookies em seu dispositivo para ajudar a nossa equipe de marketing, melhorar a sua navegação e a nossa análise do site. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.
Cookie Icone

Boletos: vantagens e importância

Entenda porque esta é a forma de pagamento preferida dos brasileiros
Por Fintera
|
08/12/2021
Pessoas estudando um documento

O boleto é uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros, principalmente por aqueles que não utilizam sistemas de cartão de crédito ou consideram as taxas dos outros meios muito altas. O fato é que essa modalidade de cobrança ou pagamento é a prática mais comum no país e sua utilização é estendida para todos os tipos de negócios, independentemente do tamanho e ramo de atuação.

Segundo pesquisas, 75% dos brasileiros não possuem cartão de crédito e 34 milhões sequer têm conta em instituições bancárias. Por isso, oferecer a opção de pagamento via boleto bancário é fundamental para as empresas e prestadores de serviços.

Pode-se afirmar que esse título representa a forma mais simples e ágil de realizar pagamentos. As principais vantagens do boleto são: diminuir os custos, proporcionar segurança ao consumidor, facilitar possíveis cobranças e protestos em cartórios, auxiliar no controle da inadimplência, facilitar operações bancárias e poder ser pago em bancos, lotéricas, Internet Banking, entre outros estabelecimentos conveniados com prazo de vencimento definido.

O custo para emitir um boleto é consideravelmente mais baixo aos do cartão de crédito, que possui taxa de administração, aluguel de máquina e retenção do pagamento do valor da compra, por 30 dias em média, e de formas de pagamento como a Transferência Eletrônica (TED). Além disso, o pagador não precisa fornecer seus dados bancários, o que proporciona maior confiança para quem já teve problemas com roubo de informações e clonagem de cartão de crédito.

Receber pagamentos através dele facilita as operações bancárias, ajuda a otimizar a organização e o acompanhamento dos pagamentos. E ainda é possível fazer conciliação bancária dos pagamentos e controlar a inadimplência pelo seu sistema de emissão.

A praticidade estabelece uma relação de ganhos mútua, pois vale tanto para quem paga quanto para quem recebe. É preciso configurar a emissão de NFS-e apenas uma vez e o boleto é gerado automaticamente, em parcela única ou prestações, e o cliente recebe em seu correio eletrônico (e-mail).

Para usufruir de todas as vantagens do boleto, é importante fazer uso da tecnologia para otimizar os processos cotidianos das empresas. Na Fintera é possível gerá-lo para o seu cliente, enviar avisos por e-mail e gerenciar as cobranças recebidas, pendentes ou vencidas em apenas alguns cliques no computador, tablet ou celular.

Banner agende uma demonstração gratuitaBanner agende uma demonstração gratuita
Banner agende uma demonstração gratuita

Relacionados