A transformação digital é um caminho sem volta

É preciso contar com soluções em tecnologia para ganhar tração no core do negócio e não perder oportunidades.
Equipe Fintera
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20/09/2021

Os últimos anos, desde meados da década passada, viram o mercado de serviços sofrer constantes inputs de tecnologia, tanto nos processos internos de organização e administração do negócio, quanto na própria forma como o serviço é prestado. Houve um boom de aplicativos como Uber e iFood, ERPs e uma crescente entrada de temas como automação e inteligência artificial.

O ano de 2020 foi, sem dúvida, um ano de viradas. A chegada da pandemia do COVID-19 tornou urgentes algumas mudanças que, anteriormente, poderiam dispor de ainda algum tempo para serem concluídas. Os consumidores agora demandam mais agilidade nos pontos de contato online com as empresas, como aplicativos e sites. 

Os dados coletados, como pedidos, pagamentos e reclamações, devem ser rapidamente convertidos em informação e feedback. Há muito mais movimentações financeiras acontecendo no meio digital e novos negócios surgem todos os dias. Por outro lado, as equipes em trabalho remoto precisam se adaptar à nova forma de trabalhar sem deixar a qualidade do atendimento cair. Um desafio inadiável, e também uma oportunidade.

O relatório “Transformação Financeira Digital: como os diretores financeiros podem preparar as equipes para enfrentarem a mudança”, realizado pela empresa Workday e disponível em inglês, mostra que se no início da crise as empresas recuaram para rever seus modelos de negócio e se proteger, agora é a hora de ousarem dar um novo passo à frente. “Com a crise do COVID-19 e o cenário de risco ainda altamente volátil, os diretores financeiros devem avaliar continuamente e cuidadosamente o equilíbrio entre a inovação e contenção de custos, e entre defesa e ataque. Adiar iniciativas em transformação digital fazia sentido no início de 2020, contudo os benefícios consideráveis dessas iniciativas indicam que os CFOs devem reacender esses projetos assim que possível”.

Não é à toa que recursos como PIX e PISP começam a despontar no cenário. O Open Banking já é um projeto em curso, e promete facilitar a criação de novos modelos de negócio, híbridos e descentralizados, um prato cheio para líderes com visão de futuro. 

Uma vez que as informações financeiras dos clientes não serão mais monopólio das instituições, o fator decisório deverá ser a qualidade dos serviços prestados e a experiência de uso do cliente final, muito mais que o preço. Podemos antever o usuário final em posse de uma grade de serviços completamente personalizada, onde figuram apenas os melhores. E ser melhor neste cenário significa ser mais ágil nas respostas, estar disponível 24h por dia, 7 dias por semana, estar em todos os lugares online, ter processos transparentes e ser flexível.

A transformação digital é um caminho sem volta. Felizmente, com os recursos mencionados acima, a pista está preparada para que empresas possam ganhar ignição e velocidade, mas de nada adianta um asfalto novo em folha para um carro de motor 1.0. É necessário que os CFOs, CTOs, CEOs e demais cargos de liderança ousem implementar inovações em tecnologia não apenas na superfície de seus negócios, mas também no core, buscando soluções leves e digitais, como os módulos da Fintera, que integrem os bancos diretamente ao sistema de gestão financeira.

O módulo Fintera Faturamento, por exemplo, é um assistente de faturamentos e cobranças digital e online, que oferece automatização do core financeiro de ponta a ponta, redução de custos e erros por falha humana, taxa única para boletos liquidados, integrações e muito mais. Com uma interface simples e prática, você poderá administrar todo o processo de faturamento do seu negócio em um único ambiente. 

Solicite uma conversa com nossa consultora Amanda e conheça tudo que a Fintera pode te oferecer. Esse é o primeiro passo para sua empresa levar o negócio adiante e sair renovada desta crise mundial e com fôlego para continuar.