Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o monitoramento e armazenamento de cookies em seu dispositivo para ajudar a nossa equipe de marketing, melhorar a sua navegação e a nossa análise do site. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.
Cookie Icone

Open Finance: novidades e estratégias para revolucionar a gestão financeira

Como se apropriar das constantes mudanças no mercado e melhorar a eficiência dos negócios
Equipe Fintera
|
18/06/2024
Na imagem, aparecem as mãos de colaboradores apontando para alguns itens distribuídos em uma mesa.

O conceito de Open Finance vem ganhando destaque no cenário financeiro global, trazendo uma série de inovações e possibilidades para os consumidores e instituições financeiras. Mas, afinal, o que é Open Finance e como ele pode transformar a maneira como gerenciamos as finanças? Estar atualizado com as tendências e estratégias faz toda a diferença para entender como é possível melhorar o desempenho do seu negócio.

O que é Open Finance?

Open Finance é um sistema que possibilita aos consumidores compartilharem suas transações financeiras e históricos bancários com qualquer instituição financeira de sua preferência, mesmo que não tenham vínculo prévio com ela. Dessa forma, as pessoas podem acessar uma variedade mais ampla de propostas relacionadas a crédito, taxas, produtos e serviços bancários.

Ao aderir ao Open Finance, os consumidores precisam autorizar o compartilhamento de suas informações financeiras, especificando quais dados desejam compartilhar, para quais instituições e por quanto tempo. Esse processo aumenta a autonomia e segurança dos usuários, que mantêm sob seu controle o direito de compartilhar os dados e escolher quando e como desejam fazer isso.

Todo o processo de Open Finance é 100% digital e ocorre dentro do internet banking ou do aplicativo da instituição financeira, seguindo as regras e diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Benefícios e vantagens do Open Finance

Acompanhar os avanços em tecnologia e software é crucial para qualquer negócio, já que essas mudanças interferem positivamente na eficiência de processos, otimização de tempo e, em geral, redução de custos. Veja alguns benefícios e vantagens do Open Finance abaixo:

- Ofertas personalizadas: permite que bancos avaliem o risco de crédito e o comportamento financeiro de qualquer pessoa, até mesmo de não clientes. Isso resulta em ofertas mais personalizadas e adequadas às necessidades de cada indivíduo;

- Sistema financeiro mais competitivo: ao estimular a concorrência no setor, contribui para a oferta de melhores taxas e serviços. A competitividade entre instituições financeiras resulta em condições mais vantajosas para os clientes;

- Portabilidade simplificada: o compartilhamento de dados financeiros pode ser feito por qualquer pessoa, sem custo e a qualquer momento. O mesmo vale para o cancelamento do uso do sistema, que pode ser realizado sem aviso prévio.

- Melhora da saúde financeira: com uma visibilidade mais ampla de sua vida financeira, os usuários passam a ter maior controle e gerenciamento de suas finanças, contribuindo para uma saúde financeira mais equilibrada;

- Melhor uso de serviços financeiros: permite gerenciar informações de várias instituições de forma centralizada em uma única plataforma, facilitando o uso de serviços financeiros de forma integrada.

- Mais controle e segurança de dados: clientes têm controle sobre quais dados compartilhar e com quem compartilhar, aumentando a segurança e privacidade das informações financeiras.

Novidades e tendências para uma melhor gestão financeira

Assim como todo agente transformador que promete trazer aprimoramentos para usuários e empresas no universo da tecnologia, o Open Finance vem se renovando e trazendo novidades frequentemente. Veja algumas tendências e de que forma impactam na vida financeira:

- Constante ampliação do ecossistema: novas instituições financeiras não bancárias, fintechs e seguradoras estão sendo constantemente incorporadas ao sistema;

- Personalização de serviços: uso da inteligência artificial para oferecer serviços personalizados com base no comportamento dos usuários;

- Transferências inteligentes: permite agendar e programar, do aplicativo do banco ou internet banking, transferências com valores fixos;

- Agendamentos recorrentes: solução eficaz tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, facilitando o pagamento pontual de contas a fornecedores e outras obrigações financeiras;

- Pix automático: possibilidade de automatizar o pagamento de contas como luz e água, além de assinaturas e mensalidades de serviços diversos.

Como vimos, são constantes as mudanças, melhorias e avanços quando o assunto é Open Finance. Buscar atualizações e entender como elas podem ser úteis no dia a dia da sua empresa é essencial para se adaptar à tecnologia disponível e melhorar a eficiência da gestão financeira. 

Automatizar os processos financeiros também otimiza tempo e garante maior precisão na análise para tomada de decisões sobre o futuro do seu negócio. Agende uma demonstração gratuita e conheça a Fintera.

Agende uma demonstração gratuita e transforme seu financeiro.Banner agende uma demonstração gratuita

Artigos relacionados

Agende uma demonstração gratuita e transforme seu financeiro.
Open Finance